sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As indefectíveis listas dos (nem sempre) melhores

Tradicionalmente nos Estados Unidos sempre houve ...e sempre haverá... esquemas de mídia, para venda, promoção e divulgação de artistas, através de listas dos "melhores" publicadas por revistas e canais de televisão especializados e, mais recentemente, a história se repete no universo virtual.

Essa ação é histórica e surge em paralelo com a indústria fonográfica americana. Inegavelmente os grandes nomes desta indústria foram merecidamente citados e ranqueados nestas publicações.

A imposição musical Ianque pelo mundo afora, sempre se norteou por estas tais indicações. Nas décadas de 50, 60, 70, revistas como Cashbox (listando os mais vendidos) e Billboard (listando os mais rodados) - citando apenas as mais influentes - fizeram e destruiram grandes nomes da fonografia mundial.

Mais recentemente "substituindo" as duas anteriores surge a Rolling Stone seguindo a mesma tendência e, certamente, também montou o seu império de divulgação fonográfica.

Atualmente dois veículos literalmente mediocrizaram a música norte-americana: MTV e VH1. Os caras parecem ter uma dificuldade para lidar com os melhores, com o talento e com a qualidade. Raramente promovem e dão espaço aos verdadeiros artistas inovadores. Porque convenhamos... hip-hop, rap, música eletrônica, com suas letras vazias, melodias sem sentido, literalmente não são merecedoras desse "sucesso" que nos é imposto.

Só para dar uma palinha, o Gigantes do Rock vai apresentar para o seu exercício crítico uma lista criada pelo canal de televisão VH1, com as 100 melhores bandas de Rock da história.... repetimos... na visão do canal VH1. Vamos nessa?

Parte I: 100 - 91

100° - Quiet Riot

099° - Bad Brains

098º - Mountain

097° - Primus

096º - Meat Loaf

095º - Fugazi

094º - Yes

093º - Lenny Kravitz

092° - Black Crowes

091° - Misfits


Não perca o restante... e fique conosco...


Baby come back !!!

Até a próxima...