O final dos anos 60 e início dos anos 70 talvez tenha sido um dos períodos mais férteis da música norte-americana. Grandes músicos, grandes compositores, grandes bandas (das mais varadas tendências e de altíssima qualidade) e em 1969 acontece o Festival de Woodstock.
Creedence - The Midnight Special
Nessa época, a Guerra do Vietnã estava no seu auge, gerando na sociedade americana, em especial nos jovens, revolta, indignação e medo. A partir do movimento hippie a capacidade de protesto dos jovens adquire consistência.
As emissoras de televisão dos EUA, naquela época, saiam do ar durante a madrugada retornando com a programação normal somente na manhã seguinte.
Numa sacada inteligente, Burt Sugarman e o canal NBC, pela primeira vez invadem a madruga dos telespectadores nos Estados Unidos com o que foi, talvez, um dos maiores programas musicais da segunda metade do século XX, superado apenas pelo Soul Train.
Que nome dar para esse programa? Naturalmente surge "O Especial da Meia-noite"........THE MIDNIGHT SPECIAL,que ia ao ar todas as sextas-feiras, da meia-noite e meia às duas da manhã. E não foi brincadeira mesmo. Pra mais de 120 das melhores bandas e melhores músicos dos EUA por ali passaram.
O sucesso foi retumbante! Marcou época até o ano de 1981, quando (sabe-se lá por quê) tiraram o programa do ar.
Esse humilde escriba, num rasgo de ousadia, cita apenas 10 das grandes atrações que por lá passaram...
KC & The Sunshine Band
AC/DC
James Brown
BB King
Ray Charles
The Commodores
Earth, Wind & Fire
Rod Stewart
Elton John
Ike & Tina Turner
Barry White
Esse foi o Midnight Special. Não perca, na próxima semana, vamos falaremos do ''maior lançador de atrações no mundo da música'' chamado Soul Train.
Senhores ouvintes, nos vemos nas próxima sexta-feira, às 22 h, com o Gigantes do Rock, no ar!
Até lá...