quarta-feira, 17 de abril de 2013

Let the Midnight Special




O final dos anos 60 e início dos anos 70 talvez tenha sido um dos períodos mais férteis da música norte-americana. Grandes músicos, grandes compositores, grandes bandas (das mais varadas tendências e de altíssima qualidade) e em 1969 acontece o Festival de Woodstock.



Creedence - The Midnight Special


Nessa época, a Guerra do Vietnã estava no seu auge, gerando na sociedade americana, em especial nos jovens, revolta, indignação e medo. A partir do movimento hippie a capacidade de protesto dos jovens adquire consistência.

As emissoras de televisão dos EUA, naquela época, saiam do ar durante a madrugada retornando com a programação normal somente na manhã seguinte. 

Numa sacada inteligente, Burt Sugarman e o canal NBC, pela primeira vez invadem a madruga dos telespectadores nos Estados Unidos com o que foi, talvez, um dos maiores programas musicais da segunda metade do século XX, superado apenas pelo Soul Train.






Que nome dar para esse programa? Naturalmente surge "O Especial da Meia-noite"........THE MIDNIGHT SPECIAL,que ia ao ar todas as sextas-feiras, da meia-noite e meia às duas da manhã. E não foi brincadeira mesmo. Pra mais de 120 das melhores bandas e melhores músicos dos EUA por ali passaram.

O sucesso foi retumbante! Marcou época até o ano de 1981, quando (sabe-se lá por quê) tiraram o programa do ar.

Esse humilde escriba, num rasgo de ousadia, cita apenas 10 das grandes atrações que por lá passaram...

KC & The Sunshine Band 




AC/DC




James Brown




BB King




Ray Charles




The Commodores




Earth, Wind & Fire




Rod Stewart




Elton John




Ike & Tina Turner




Barry White




Esse foi o Midnight Special. Não perca, na próxima semana, vamos falaremos do ''maior lançador de atrações no mundo da música'' chamado Soul Train.

Senhores ouvintes, nos vemos nas próxima sexta-feira, às 22 h, com o Gigantes do Rock, no ar!

Até lá...


segunda-feira, 15 de abril de 2013

GIGANTES DO ROCK DE VOLTA.........


Para o GIGANTES DO ROCK uma nova era se inicia!


Traremos ao leitor semanalmente neste espaço uma revisão do que de melhor se produziu nos anos 60, 70, 80 e, também, da atualidade.

Não apenas ficaremos restritos ao bom e velho Rock and Roll, porque também existe vida fora do Rock.

Você, caríssimo leitor, acompanhará cadernos atraentes, variados e progressivos, tais como: Rock'n'Roll de verdade, MPB na essência, Black Night!, Gigantes do Rock........Classic, A mulher no Rock'n'Roll e adjacências, Gigantes do Rock........ A La Carte e outras cositas más...

Posto isso, vamos ao que interessa...


GIGANTES DO ROCK ...................... Rock'n'Roll de verdade!


A ORIGEM DO ROCK AND ROLL.



(pra ouvir enquanto se delicia com a coluna!)


Chuck Berry - Roll Over Beethoven



Little Richard - Good Golly Miss Molly




Chuck Berry, com Roll Over Beethoven & Little Richard, com Good Golly Miss Molly, dois clássicos que serão pilares do que virá na sequência para o Rock and Roll.

Até hoje, ainda é cometida uma grande injustiça com o elemento negro no surgimento do Rock. O forte racismo norte-americano sempre manteve os músicos negros na marginalidade

Isso só muda com o Lançamento de Bill Halley, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis. Agora deu! Finalmente os brancos tomaram conta desse estilo musical...

Não dá pra negar o talento e a qualidade musical dos brancos no Rock, mas daí pra frente os negros se retraíram, com esporádicos talentos como Jimmi Hendrix, por outro lado assumiram com força e vigor o Blues e o Rhythm & Blues. Só que isso...é outra história...


Bill Halley & Seus Cometas e Elvis Presley - A primeira banda branca e a bela figura do Rock.



Bill Halley & Seus Cometas - Rock Around The Clock



Elvis Presley - Jailhouse Rock





Haviam outras bandas, com certeza......mas Bill Halley & Seus Cometas se destacaram, com uma sonoridade diferente, com uma movimentação de palco inédita na época. Tocando bailinhos, realizando apresentações em ginásios de esporte e, pela primeira vez, provocando a histeria nas menininhas.

Mas tinha um porém, os músicos eram todos maduros. Algo tinha que ser feito...

E acontece!

Em Menphis, no Tenessee, um agente musical chamado Coronel Parker, descobre a grande sacada

Uma Voz poderosa, alto, moreno, olhos azuis...um rosto harmônico, em um corpo incrivelmente bem proporcionado, surge o mito...

ELVIS PRESLEY definiu o novo Rock and Roll branco. Sem nunca ter composto uma linha, lançou um sucesso atrás do outro, com músicas simples e de fácil assimilação. Ele caiu como uma luva dentro do contexto vigente de inconformismo da juventude americana, explodindo o coração das menininhas por conta da sua sensualidade aliada aos seus movimentos de cintura, que lhe renderam o apelido de ''Elvis, the pelvis".

O conservadorismo norte-americano simplesmente abriu uma guerra contra Elvis Presley e o Rock, o que serviu apenas para fortalecer o seu sucesso.


Por hoje deu!


Na próxima abordagem do GIGANTES DO ROCK.............Rock'n'Roll de verdade: 

FORAM OS BEATLES UMA BANDA DE ROCK?


Acompanhe as novidades em nosso perfil no Facebook: facebook.com/gigantesdorock ou fale com a gente pelo e-mail gigantesdorock@hotmail.com.