Mustang, um ícone que perdura até os dias de hoje.
Ainda na atualidade, ter um Mustang é um símbolo de status, bom gosto e esportividade. Artistas, desportistas, milionários e outros menos cotados, principalmente nos EUA, pagam verdadeiras fortunas para usufruir do prazer que é, ainda, pilotar um velho e reformadaço Mustang, anos 60, sendo mais valiosos os da linha Shelby.
Até hoje, hordas de colecionadores norte-americanos percorrem o sertão e os ferros-velhos do país em busca de Mustangs velhos, carcomidos pelo tempo, enfim, verdadeiras sucatas que virarão a alegria nas mãos dos restauradores.
Um pouquinho da história:
Durante a euforia norte-americana do período Kennedy, pra variar, a Ford Motors Company atravessa mais uma de suas clássicas e periódicas crises. A forte concorrência com a General Motors, Dodge, Chrysler, perturbava, em muito, o desenvolvimento e os negócios da Ford.
O lançamento do Falcon não deu retorno financeiro e a linha Edsel foi um fracasso retumbante. Alguma coisa deveria ser feita. E foi! Um dos maiores gênios da indústria automobilística norte-americana, o poderoso executivo Lee Iaccocca, tem, finalmente, a grande visão, e eis que surge, em 1964 o imbatível e sucesso incontestável: Mustang!
Um carro médio, na versão V4 ou V6, linhas elegantes e esportivas, com aproveitamento de peças do Falcon, o que barateou seu custo de produção.
A escolha do nome deve-se ao sucesso do caça P51 utilizado como escolta de bombardeiros na II Guerra Mundial, que ficou conhecido como o Cadillac dos céus.
Receita perfeita! Um nome forte, um carro inteligente e interessante, um mercado querendo mudanças e um executivo extremamente visionário. Resultado: do seu lançamento em abril de 1964, até 1966, foram vendidos um milhão de exemplares.
Se contabilizarmos as idas e vindas de um Mustang no mercado automobilístico, dezenas de milhões de vezes ele trocou de mão. A versão Shelby deixou de ser produzida em 1978. Em 1993 a Ford retoma o projeto Mustang, até os dias de hoje, mas sem o charme e o encanto da linha Shelby, embora o apelo do nome e da marca sejan definitivo para as vendas.
O Mustang em Hollywood:
Incontáveis filmes, principalmente os policiais, utilizaram o Mustang. Mas um filme, em especial, consagrou, definitivamente, o modelo e fez decolar as vendas: Bullitt, com Steve McQueen. Onde acontece uma das maiores correrias de carros do cinama americano.
Incontáveis filmes, principalmente os policiais, utilizaram o Mustang. Mas um filme, em especial, consagrou, definitivamente, o modelo e fez decolar as vendas: Bullitt, com Steve McQueen. Onde acontece uma das maiores correrias de carros do cinama americano.
O "pega" ocorre pelas ladeiras e Ruas de São Francisco, com cenas simplesmente inesquecíveis. Mustang x Dodge Charger! E pra nós os simpatizantes, é claro que o Mustang dá uma surra.
Mas vários clássicos de Hollywood exploraram a imagem do Mustang com charme e, inclusive, cenas de destruição pura e simples do nosso ícone.
Coisas de Hollywood.........
No próximo Gigantes no Asfalto, os clássicos Hot Rods.
Coisas de Hollywood.........
No próximo Gigantes no Asfalto, os clássicos Hot Rods.
Não percam!
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: FINANCIAR CARROS PARA POBRES PODE CAUSAR FANIQUITO EM COMENTARISTA DE JORNAL DO HORÁRIO DO ALMOÇO.
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