Cinquentenário ou Cinquentenada...
Foto retirada do site Cidades |
Foto retirada do site Hotel Vob |
Há 50 anos, um grupo de pessoas, composto por agricultores, descendentes dos colonizadores, funcionários da estrada de ferro, mineiros do carvão e outros, decidem separar Içara de Criciúma. Politicamente o momento era propício. Brasil, 1961! Antevésperas do Golpe de 64. O país vivia os momentos finais da democracia do pós-guerra.
Os motivos da separação foram os memos de sempre: Criciúma não conseguia atender aos anseios da populção ali estabelecida. O município era grande e mal administrado.
Então, em dezembro desse mesmo ano, Içara, finalmente, sacramenta a sua emancipação político-administrativa do município de Criciúma.
Hoje, a jovem senhora de 50 anos, se mostra forte, pujante, com uma população pacífica, ordeira, trabalhadora, que prosperou fazendo dos seus filhos ''legítimos pacatoa cidadãos''.
Nada melhor do que comemorar essa data. Não apenas com lançamento de livros, exposição de fotos, composição de hino, foguetório, shows de menor importância.
Enfim, dever-se-ia realizar algo um pouco maior do que um misto de quermesse de igreja com comemoração de Semana da Pátria, afinal de contas o pacato cidadão içarense merece muito mais do que isso.
Algo como: belos shows nacionais (menos pagode, axé e sertanejo...), propaganda a nível estadual visando promover o município (porque Içara deve ter crédito com algum grupo poderoso de comunicação televisiva do estado, que não cumpriu com o compromisso de um evento realizado na orla do Rincão...).
Além de formas de participação direta da população tais como: dias com passagem gratuita no transporte público para os içarenses conhecerem os quatro cantos do município.
Muita carne assada...e de graça para todos (tal como costuma acontecer em época de eleição), a recuperação, através de um grande projeto ambiental, da palmeira Içaroba, que deu origem ao nome do município. Árvore que teve um papel preponderante na fixação, desenvolvimento e geração de recursos para os primeiros habitantes da região.
Contudo, é evidente o esforço realizado pelo Poder Público Municipal, ao tentar realizar algum tipo de comemoração, porque, caso contrário, se esperássemos pelas "forças vivas da comunidade", com certeza nada aconteceria.
Mas deve-se levar em conta que uma soma de recursos foi obtida para a realização das comemorações do Cinquentenário de Içara.
Mas, infelizmente, o que se vê até agora pode virar as comemorações do CinquenteNADA de Içara.
Vamos todos ficar de olhos abertos, talvez ainda dê tempo.........
Essa é a programação das comemorações.
Foto retirada do Blog da Aila |
DIA 11/12
16 horas – Brinquedos diversão Garcia
19h30min – Desfile da banda Papais Noéis na rua Marcos Rovaris
21h30min – Após a missa, show de pagode sertanejo com o grupo Q’audácia
DIA 12/12 - Som ambiente na praça da matriz
19 horas – Dia mundial da luta contra a Aids – Palestra no clube Ipiranga
19h30min – Show de louvor e teatro infantil renovação carismática católica
DIA 14/12
20 horas - Show gospel grupo Candeia
21 horas - Show gospel banda Jetro
DIA 15/12
19 horas – Desfile banda marcial Satc na rua Marcos Rovaris
20 horas – Festival de música na praça da matriz
DIA 16/12
19 horas – Grupo de dança da Apae na praça da matriz
19h30min - Teatro de fantoches do colégio Cristo Rei, na praça da matriz
20 horas – Bandas e cantores (Escola Salete Scott dos Santos)
DIA 17/12
15 horas – Passeio ciclístico Içara 50 anos (FME). Largada em frente ao paço municipal, com chegada na praça da Juventude
16h30min – Banda Salete Scott na praça da Juventude
20h30min - 3º Auto de Natal, após a santa missa na praça da matriz – Brinquedos com diversões Garcia.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário