Finalmente após três meses de árduas tentativas técnicas conseguimos recuperar o material de uma entrevista exclusiva concedida pelo Manito, saxofonista e tecladista da banda Os Incríveis, que esteve, juntamente com a banda, em Criciúma, no final do ano passado, para uma apresentação ao vivo.
Em 1962, Manito (Antônio Rosas Seixas) e um grupo de músicos criam a banda "The Clevers", que dois anos depois mudam o nome para "Os Incríveis", com o boom da Jovem Guarda, a banda se consolida como uma das melhores da época, apresentando um som bem elaborado, com forte destaque instrumental.
Aí ressalta o trabalho único e qualificado do Manito, que era chamado na época de "o homem dos mil instrumentos", podendo ser visto ao vivo, nos bailes que a banda tocava por todo território nacional. Nesses bailes, Manito não apenas executava, mas dominava o sax (nas suas mais variadas tonalidades), os teclados, harmônica, cordas (guitarra e contra-baixo) e, ainda, conseguia dar uma canja para o Netinho (baterista) ir ao banheiro.
A seguir você vai ouvir aquela que foi, possivelmente, a última entrevista concedida por Manito à acadêmica de jornalismo Rafaela Cardoso, antes da sua performance (irretocável, parecia o Manito dos anos 60) em Criciúma.
Aqui Manito conta a história da banda, desde a origem como "The Clevers", até a mudança para o nome "Os Íncríveis" e o final da banda.
Ele fala da expectativa com o público e com a apresentação, mas antes comenta que já tocaram em Criciúma.
Agora ele fala sobre Netinho (ex-baterista) e sobre o apelido de "o homem dos mil instrumentos".
No dia 10 de setembro desse ano, vítima de um câncer na laringe, com o qual lutava desde 2006, e que fica evidenciado pelo afonismo dele na entrevista. Mas, por motivos financeiros, precisou retornar à carreira artística, onde percebia-se o gosto e paixão pelo o que estava fazendo.
A sua execução, principalmente no sax, instrumento pelo qual nutria uma predileção especial, continuava impecável.
Personalidades como esta, deveriam durar para sempre!
Senhores ouvintes, com vocês Manito e a banda Os Incríveis...
Então por hoje deu!
Nos vemos na próxima..
Abraço...
Nenhum comentário:
Postar um comentário